AQUI DISTRIBUÍMOS CONHECIMENTO
Nenhuma corrente é inquebrável, sempre haverá um elo mais fraco que fará com que ela se arrebente.
A Segurança da Informação é como uma corrente e, cada vez mais, há evidências de que o computador doméstico é o seu elo mais fraco.
Abaixo descrevemos 10 coisas que você, usuário, deve sempre se lembrar e estar preparado para não cair nas armadilhas da internet:
1º - Estar sempre atento e sempre ler tudo antes de sair clicando nos pop-ups. O lema dos escoteiros "Sempre Alerta" faz todo o sentido quando se trata de Internet
2º - Algumas aplicações de segurança são bem simples mas, às vezes, requerem algum conhecimento técnico. Caso tenha dúvidas em relação a algum aplicativo, procure ajuda com o técnico de sua preferência ou envie sua dúvida para nosso e-mail "faleconosco@infototal3d.com.br". Responderemos o mais rápido possível.
3º - Aprenda a avaliar os riscos, pois uma vulnerabilidade em seu micro pode representar riscos para você e seus contatos, visto que qualquer "invasão" em seu micro pode se espalhar rapidamente para todos os seus contatos.
4º - Observar as regras básicas de segurança, como "não abrir arquivos de origem desconhecida" ou "não clicar em pop-ups que oferecem vantagens gratuitamente". Não cumprir estas regras é estar "entregando o ouro ao bandido".
5º - Não espere que um programa funcione 100% sem suporte técnico e manutenção pagas. Todo software só cumpre o que promete se for atrelado a um contrato de manutenção e suporte, portanto, antes de escolher um programa gratuito para proteger seu micro faça uma pesquisa se o software irá lhe atender se não tiver o devido suporte e manutenção.
6º - Para manter a segurança é necessário que disponibilize um tempo para a mesma e também algum investimento com softwares legalizados. Programe-se para executar a atualização de seu sistema operacional e seu antivírus e fazer uma verificação completa no micro pelo menos uma vez por semana.
7º - Se seu micro será utilizado por várias pessoas, crie um perfil para cada usuário garantindo assim sua privacidade. Caso necessite compartilhar informações com outra pessoa (outro perfil), basta colocar as informações em uma pasta pública no micro.
8º - Ficar atento à "Engenharia Social". Este tipo de recurso utiliza a parte emocional do usuário, induzindo-o a clicar em links ou pop-ups fraudulentos, onde pode contaminar o micro ou forçá-lo a preencher dados pessoais e financeiros sem perceber
9º - Antes de testar todas as funcionalidades de seu novo micro e aplicativos, certifique-se de que os softwares de segurança estão ativos (Firewall do Windows e Antivírus).
10º - A maioria dos fabricantes de softwares não explicam direito o funcionamento de seus produtos, justamente para forçar os usuários a "contratarem" o suporte. Antes de adquirir um novo produto, certifique-se que possui todas as informações relevantes à utilização do mesmo.
Nem tudo é o que parece na Internet. Se não conhece a origem, DUVIDE!!!
Então nos aguarde! Toda semana estaremos aqui com novos tópicos sobre a Segurança da Informação.